Resultados do Programa Wash são apresentados em Congresso do IFSP

Publicado: Segunda, 01 de Outubro de 2018, 20h35 | Última atualização em Quarta, 03 de Outubro de 2018, 15h28

De 25 a 27 de setembro, o Instituto Federal de São Paulo – IFSP realizou, no Câmpus Cubatão, o II Congresso de Acessibilidade e Inclusão na Educação. O evento buscou promover a integração e a divulgação das práticas de acessibilidade e inclusão efetivamente aplicadas na educação, além das pesquisas realizadas nesta área. Entre os trabalhos selecionados, a pós-graduanda Elaine Tozzi apresentou dois artigos: “Avaliação do Programa One Laptop Per Child (OLPC) e as Origens do Wash” e “Educação informal em larga escala no âmbito de instituições públicas de Educação, Ciência e Tecnologia: WASH”.

WASH! - Workshop Aficionados em Software e Hardware se constitui em oficinas para desenvolver habilidades em Ciência, Tecnologia, Cidadania, Cultura, Software e Hardware Livre, bem como programação de computadores, de forma simples, acessível, inclusiva, rápida e lúdica. O Programa é uma iniciativa do Centro de Tecnologia da Informação CTI Renato Archer, com atividades em parceria com o IFSP Campinas desde 2013.

Os trabalhos têm a coautoria do diretor do CTI, Victor Mamanna, coordenador-geral do Programa no CNPq, dos professores Edson Anício Duarte (coordenador de Iniciação Científica) e Herivelto Rocha, além do secretário-executivo da Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação – Facti, Alexandre de Paulo.

Projeto Wash! pela lente da inclusão

Nos dois artigos apresentados, a discussão envolve a origem do projeto e uma análise comparativa com o projeto One Laptop per Child, uma iniciativa do Media Lab do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT – na sigla inglesa) que propunha, em seu lançamento em 2006, o uso intensivo de tecnologia da informação no âmbito da escola pública para revolucionar a educação.

De carona no movimento mundial, o CTI foi a instituição escolhida pelo governo federal para avaliar a viabilidade de implantação do projeto nas condições brasileiras. Dentre as conclusões, destacou-se o entendimento de que o investimento público deveria priorizar os seres humanos como verdadeiros agentes da educação. Concluiu ainda que o Projeto OLPC trazia em si sérias questões de sustentabilidade que inviabilizavam sua implantação.

Elaine Tozzi considerou, em sua apresentação, que a partir dessa avaliação, o CTI identificou pontos positivos no projeto que poderiam servir de base para uma nova proposta, que se tornariam as bases do Programa WASH. Aproveitando principalmente os conceitos pedagógicos e concentrando o investimento nos recursos humanos envolvidos com educação, o Programa vem sendo experimentado na forma de pilotos em várias cidades do país, incluindo Campinas, com reconhecido êxito.

Entre os aspectos abordados durante a apresentação no evento, está a implementação por meio de instituições públicas de ensino e pesquisa, estabelecendo uma ponte entre centros de excelência e a escola pública. Além da descrição e troca de experiências sobre o Programa, enfatizou-se a importância de sua ampliação e disseminação em larga escala no País.