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Inauguração da 2ª Biblioteca Afrocentrada

Publicado: Quinta, 04 de Dezembro de 2025, 11h45 | Última atualização em Quinta, 04 de Dezembro de 2025, 11h46

Na última quinta-feira (27/11), a equipe do projeto “Biblioteca Afrocentrada: dos móveis ao acervo: um diálogo possível com a comunidade”, contemplado pelo edital PROAC 29/2025, doou mais de 100 títulos e 230 exemplares para a CEI Guilherme Almeida. O acervo é composto por obras dos intelectuais negros como: Abdias do Nascimento, Beatriz Nascimento, Clóvis Moura, Lélia González, Barbará Carine e Negro Bispo, protagonistas do Movimento Negro. Além disso, o acervo conta com autores expoentes que tratam o afrofuturismo como Alê Santos e Fábio Kabral. Enquanto no cenário da literatura infantil, a coleção tem livros de autores como Kiusan Olivera, Júlio Braz, Sônia Rosa. Os livros doados para as escolas versam sobre assuntos que visam combater o racismo, sexismo e epistemicídio, e ao mesmo tempo, são responsáveis por produzir uma nova narrativa. Na ocasião, foram doados dois jogos de memória com símbolos adinkras, frutos do projeto de extensão do Campus Hortolândia coordenado pela Caroline Jango, que contou com o apoio da produção dos jogos em nosso Campus com a ajuda e apoio do professor Edson Duarte.

Além da doação dos livros, a ação contou com a inauguração do “Teatro Experimental Zezé Motta”, que traz ao fundo as imagens de Abdias do Nascimento e Zezé Motta, figuras fundamentais para o Teatro Negro Brasileiro, as quais foram representadas pelo painel artístico previsto pela equipe do projeto. Ainda na data, tivemos o prazer de prestigiar a apresentação do Bloco Ilê Ogum, a apresentação e a participação das crianças na capoeira, na dança do Maculelê, a roda de samba do projeto Ser, contou ainda com o circuito de atletismo.

É importante destacar que a ação foi parte integrante do Circuito Antirracista Sudoeste da Secretaria Municipal de Educação de Campinas, que foi um momento de integração das escolas CEI Guilherme Almeida e CEI Tancredo Neves, que contou com a participação dos pais, professores e estudantes. Nesse sentido, a ação foi importante para divulgar o acervo, sendo este de uso para as duas unidades de ensino, assim como o espaço compartilhado entre as escolas.

Compartilhamos os registros da ação desenvolvida no dia 27/11 pelo projeto na escola.

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