Alunos do TADS tem artigo aprovado no SIGE - Simpósio de Aplicações Operacionais em áreas de defesa
Os alunos João Pedro De Holanda Wandermuren Espanhol e Henrique Ângelo Censi De Andrade, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, tiveram o seu trabalho intitulado "IoT no Comando e Controle: análise técnica da transmissão de dados em aplicações militares utilizando microcontrolador WiFi LoRa" aprovado no XXVII Simpósio de Aplicações Operacionais em áreas de defesa sob orientação do professor Dr. Glauber da Rocha Balthazar e co-orientação do Coronel do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro Dr. Danilo Habermann.
O trabalho testou o desempenho de um tipo específico de tecnologia de comunicação (WiFi LoRa 32 V2) em uma situação realista de transmissão de dados durante simulações de operações militares com o uso da viatura VBTP-MR Guarani. Os alunos pesquisadores instalaram um transmissor em uma viatura que se movimentou durante a transmissão dos dados e puderam analisar a comunicação com um receptor fixo por meio do envio de diversas mensagens em pacotes pré-formatados, em distâncias que variaram entre 500 metros e 4 quilômetros. Os resultados mostraram que o terreno e os obstáculos no caminho (como morros, árvores e construções) tiveram um impacto muito maior na força do sinal do que simplesmente a distância percorrida, ou seja, a geografia da área foi mais decisiva do que o quanto o veículo se afastou. No geral, o ambiente causou uma taxa de erro de quase 8% nas comunicações, um número considerado significativo pelos testes.
O trabalho pode ser apreciado no site: https://angelo-andrade.github.io/IoT-C2/ e https://www.sige.ita.br/programacao-geral-do-sige/
Toda a equipe agradece ao Exército Brasileiro (28º Batalhão de Infantaria Mecanizado) pela disponibilidade do material técnico e do espaço para implementação e execução do experimento, ao Coronel Dr. Danilo Habermann pela excelente orientação técnico-militar ao projeto, aos servidores do IFSP Campinas Crigionaldo Bredariol, Tatiane Martins Oliveira e Bruno Eduardo Teixeira que auxiliaram de forma técnica na produção do dispositivo LoRa e do professor Dr. Edson Anício Duarte que auxiliou na parte científica e tecnológica do projeto.
Redes Sociais