Estudantes de Engenharia Elétrica do IFSP Campinas exploram a prática além da sala de aula
O conhecimento teórico do curso de Engenharia Elétrica do IFSP Campinas ganhou vida fora da sala de aula nos últimos dias, com duas importantes atividades práticas promovidas pela instituição.
No dia 26 de agosto de 2025, os estudantes do 2º e 4º semestres do Bacharelado em Engenharia Elétrica realizaram uma visita técnica à GE Vernova Campinas, referência em tecnologia de geração de energia elétrica e projetos de motores elétricos de médio e grande portes. Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto a produção de motores elétricos de médio e grande portes, sistemas de automação, o projeto de engenharia aplicada e processos industriais avançados, observando a aplicação prática de conceitos estudados em sala de aula. A atividade permitiu que os estudantes compreendessem como as soluções de engenharia elétrica são implementadas em escala industrial, reforçando a integração entre teoria e prática. Agradecimento especial aos colegas da GE: Rafael Fialho Engenheiro Mecânico, Gerente Técnico de Produto; Caio Franchi Engenheiro Eletricista, formado pela UNICAMP; Messias Rocha Engenheiro de Produção, Gerente de Manufatura com mais de 20 anos de experiência na GE, atuando em diferentes segmentos (Transporte, Saúde e Energia), com sólida trajetória desde o chão de fábrica até posições de liderança em engenharia de processos, manufatura, gestão de projetos e serviços. Atualmente, lidera as operações de manufatura e engenharia de processos no site de Campinas de Motores e Geradores. Mauricio de Oliveira Engenheiro Mecânico, Gerente de Engenharia com mais de 24 anos de experiência em empresas do setor de Energia, liderando equipes em projetos de geradores hidráulicos e motores, desde o desenvolvimento até a instalação e comissionamento. Com sólida atuação em gestão de times multifuncionais, melhoria de processos, desenvolvimento de líderes. Patrocinador de iniciativas de diversidade, liderando ações para o aumento de mulheres na empresa, entre outras ações.
Já no dia 27 de agosto de 2025, foi a vez da turma do 8º semestre marcar presença no Intersolar South America, um dos maiores eventos de energias renováveis da América Latina. Durante o evento, os alunos puderam conhecer as últimas inovações em energia solar e tecnologias sustentáveis, interagir com profissionais do setor e entender tendências do mercado que vão além da sala de aula e do ambiente acadêmico.
Para o atual coordenador do curso, Professor Ramon, essas experiências reforçam a importância de aproximar os alunos da realidade profissional, promovendo aprendizado ativo, networking e visão estratégica sobre a Engenharia Elétrica. “Nossa missão é formar engenheiros capazes de atuar em qualquer cenário tecnológico, e essas atividades são essenciais para complementar a formação acadêmica”, destacou o coordenador do curso.
Com iniciativas como essas, o IFSP Campinas reafirma seu compromisso com a educação prática e inovadora, preparando os futuros engenheiros para os desafios do mercado de trabalho e para a construção de soluções sustentáveis e tecnológicas no setor elétrico.
Redes Sociais