Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Programação da 1ª Semana da Engenharia Elétrica

Publicado: Quarta, 27 de Agosto de 2025, 15h17 | Última atualização em Quarta, 27 de Agosto de 2025, 15h25

Nos dias 01, 02 e 03 de outubro de 2025 acontecerá a 1ª Semana da Engenharia Elétrica, organizada em uma parceria entre a Coordenadoria e a Atlética do Curso Bacharelado em Engenharia Elétrica. Entre os objetivos do evento acadêmico estão: promover a integração entre os discentes, docentes e a comunidade externa; estimular a inovação e a prática de conhecimentos técnicos; apresentar tendências e áreas de atuação da Engenharia Elétrica; Estabelecer conexões com empresas do setor; valorizar a cultura e o desenvolvimento humano.

Confira nossa Programação:
 
- 01 de outubro de 2025 às 13h00 - Visita Técnica das turmas do 6º e 8º semestre do Curso à GE Vernova Campinas
 
- 02 de outubro de 2025 - Auditório do Campus
13h40 - 15h00 - Abertura Solene
15h00 - 16h00 - "A formação e a atuação profissional no mercado de energia solar fotovoltaica" por Hugo Soeiro Moreira, Gerente Técnico da Empresa DAH Solar
16h00 - 16h20 - Intervalo
16h20 - 17h20 -  "A Atuação do CREA-SP, os desafios e as oportunidades da Engenharia no Brasil para os próximos anos."  Presidente do CREA-SP Engenheira Civil Lígia Marta Mackey
17h20 - 17h40 - Intervalo
17h40 - 18h40 -  Mercado Livre de Energia: cenário atual e tendências, e a atuação da empresa Ágora e as relações com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.  Eduardo Jacyntho Sorge, sócio da empresa Ágora Energia.
18h40 - 20h00 - Confraternização e encerramento do 1º dia.
 
03 de outubro de 2025 - Auditório do Campus
13h40 - 15h00 - A formação, oportunidades e a carreira de Professor e Pesquisador em Engenharia Elétrica -  Professor Dr. Tárcio André dos Santos Barros, Professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas.
15h00 - 15h30 - Intervalo
16h30 - 17h30 -  A formação, oportunidades e a carreira de Pesquisador em Engenharia Elétrica e os caminhos para a atuação no exterior.  Dr. Salomão Moraes da Silva Junior, Pesquisador da Área de Microfluídica e Microfabricação
17h30 - 18h00 - Intervalo
18h00 - 19h00 - Apresentação da Banda Casbah Club e encerramento do evento.
 
Conheça os nossos Convidados: 
 
Hugo Soeiro Moreira
Pesquisador em Energia Solar desde 2014, com foco em tecnologia fotovoltaica e aplicações no setor elétrico. Mestre em Engenharia Elétrica pela UNICAMP e MBA em Gerenciamento de Projetos. Autor de mais de 30 artigos científicos publicados em congressos e revistas especializadas. Responsável por capacitar mais de 1.000 profissionais para atuar no mercado de energia fotovoltaica. Experiência internacional como Gerente Técnico da Tigo Energy para a América Latina e Engenheiro de Vendas da Tigo Energy nos EUA.
Atualmente, Gerente Técnico da DAH Solar para a América Latina.
 
Lígia Marta Mackey
Engenheira civil formada pela Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP) e possui uma sólida trajetória de mais de 30 anos na área tecnológica. Atuou como engenheira civil na JBS Construtora por seis anos e, posteriormente, como engenheira na Prefeitura de Rio Claro por um ano.
No âmbito associativo e institucional, foi presidente da Associação de Engenharia de Rio Claro por dois mandatos, coordenadora da UNABAM (União das Associações de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Baixa Mogiana) e diretora de Entidades de Classe do Crea-SP. Em 2022, assumiu a vice-presidência do Conselho, exercendo também a presidência interina por seis meses, período em que se destacou pela atuação estratégica e pelo diálogo próximo com profissionais e entidades.
Em 2024, fez história ao se tornar a primeira mulher eleita presidente do Crea-SP, em 90 anos de existência da instituição. Sua gestão tem como foco a valorização profissional, promover melhorias na experiência dos profissionais quanto ao uso dos serviços do Conselho e o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a defesa dasociedade por meio da engenharia, agronomia e geociências, tecnologia e design de interiores.
 
Tárcio André dos Santos Barros
Possui curso técnico em Eletrônica Industrial pelo SENAI-PE (2004). Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2010) sendo aluno laureado. Obteve os títulos de Mestre e Doutor e Livre Docência em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas em 2012, 2015 e 2022, respectivamente. Atualmente é professor MS5.1 da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas. É membro da pós graduação da FEM e FEEC-UNICAMP. É membro do Institute of Electrical and Electronics Engineers IEEE da SBA Sociedade Brasileira de Automática e da Associação Brasileira de Eletrônica de Potência SOBRAEP. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em eletrônica de potência e acionamento de máquinas elétricas para veículos elétricos. Realiza pesquisas em geração de energias renováveis, energia eólica, solar, eletrônica Industrial, sistemas de controles eletrônicos, modelagem de dispositivos eletromecânicos e instrumentação eletrônica e automação industrial. Atualmente, é coordenador técnico do programa nacional do Rota 2030 - Linha V Biocombustíveis, Propulsão alternativa à combustão e Segurança Veicular. É coordenador do Centro de Mobilidade elétrica da UNICAMP (em fase de desenvolvimento)
 
Dr. Salomão Moraes 
Engenheiro Eletricista nascido e criado na cidade de Manaus, no Amazonas (Brasil). Ele é um pesquisador experiente com experiência em microfabricação, microeletrônica e microfluídica. Em seu trabalho anterior, ele foi vice-diretor do laboratório de salas limpas do Centro de Tecnologias de Sensoriamento do Instituto BioSense, da Universidade de Novi Sad (Sérvia). Onde trabalhou como Investigador Sénior no projeto Antares, 14 milhões de euros, financiado pelo Horizonte 2020 União Europeia. Trabalhou como pesquisador visitante na Universidade de Buenos Aires (Argentina). Com mais de 5 anos de experiência em Biotecnologia, ele foi pioneiro na Tecnologia Microfluídica para uma empresa de P&D de descoberta de anticorpos em Pilsen (República Tcheca), desenvolvendo soluções desde o encapsulamento de célula única até a pico-injeção. Sua experiência se estende à microfabricação, microfluídica, modelagem e integração com microssensores, micromisturadores e geração de gotículas. Ele trabalhou como Engenheiro de Desenvolvimento em uma empresa de Biotecnologia de P&D em Pilsen (República Tcheca). Mestre pela UNICAMP e bacharel pela Universidade do
Estado do Amazonas (UEA), recebeu formação técnica do CETAM e FNE, com especialização em Eletrônica e Microeletrônica, com foco em Processos de Fabricação de Circuitos Integrados de Salas Limpas e Sistemas Microfluídicos (Lab-On-a-Chip). Possui dois diplomas de doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas e em Ciências da Engenharia
pela Vrije Universiteit Brussel (Bélgica), conquistando a "Maior Distinção", a pontuação máxima no sistema acadêmico belga/europeu, durante este período foi contemplado com uma bolsa Erasmus Mundus da União Europeia. Ele serviu por 5 anos, como presidente do IEEE EDS, que recebeu o Prêmio IEEE EDS de 2014, como "Melhor capítulo do ano". O Dr. Moraes tem mais de uma década de experiência na área de microfluídica, especializando-se em microfabricação de salas limpas e tecnologias de sensores. Professor Voluntário – Projeto Extensão Universitária: Estação e Centro de Ciência e Educação Casa da Física. Principais Responsabilidades: Ministrar aulas de física (Eletricidade) para alunos de baixíssima renda, desenvolvendo projetos e
participando de eventos, como feiras e congressos. Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2008-2009). Experiência docente em Controlador Lógico Programável Básico e Avançado – na Universidade do Estado do Amazonas. Programa de Estágio de Docência, Laboratório de Automação Industrial - Universidade do Estado do Amazonas. Durante 2 anos esteve envolvido
em atividades de ensino, no Programa de Estágio de Docência (PED) da FEEC-UNICAMP e ocasionalmente atuando como Professor substituto nas seguintes disciplinas: Eletrônica Analógica e Laboratório de Eletrônica Analógica, lecionando mais de 226 alunos de graduação. Todas essas
experiências lhe proporcionaram uma visão internacional para colaboração e troca de conhecimento. Resultando em publicações em periódicos, conferências e congressos internacionais revisados por pares. Ele levantou financiamento para estudos de mestrado e doutorado duplo, criou uma colaboração entre VUB e FEEC, (Bélgica-Brasil). Primeiro aluno de mestrado e doutorado a defender projeto completo em Microfabricação e Microfluídica (FEEC-UNICAMP).
 
Eduardo Jachynto Sorge
Graduado em ciências econômicas pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. MBA em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (IBE-FGV-SP).
Iniciou a carreira como auditor na Ernst & Young (EY), onde atuou por 3 anos. Posteriormente, foi analista sênior de Controladoria em multinacional alemã da indústria de cosméticos.
Ingressou como sócio da ÁGORA ENERGIA em 2016 e é responsável pela Mesa de Operações Comerciais, Trading, Operações Estruturadas e Consultor Especialista para consumidores finais de energia.
 
Sua jornada de conhecimento continua na 1ª Semana da Engenharia Elétrica. Não fique de fora!

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página