IFSP-Campinas inspira estudantes em mostra científica que reuniu 33 projetos inovadores
O protagonismo juvenil na ciência teve destaque na 3ª Mostra de Iniciação Científica da Diretoria de Ensino da Região de Santo Anastácio (MOSICDERSAT), realizada em 24 de junho de 2025, em Presidente Venceslau (SP). O evento reuniu 33 projetos de Ciências e Engenharia desenvolvidos por estudantes do ensino infantil, fundamental e médio da rede estadual de ensino, promovendo a cultura científica desde as primeiras etapas da educação básica.
O Instituto Federal de São Paulo – Campus Campinas marcou presença com uma palestra inspiradora conduzida pelo professor Edson Anicio Duarte e pela aluna Giovana Rocha. Com o tema “Inovação começa na escola: o poder do jovem na ciência”, a dupla compartilhou experiências e incentivou os estudantes a enxergarem a pesquisa científica como um caminho acessível e transformador.
“Participar da 3ª MOSICDERSAT foi uma experiência incrível e um grande orgulho. Ter a oportunidade de conversar com jovens e alunos sobre a importância das feiras científicas, compartilhar minha trajetória no IFSP e como ela se conecta com essas novas iniciativas foi especial. O evento proporcionou um espaço valioso de troca, onde pude dar dicas, inspirar e, principalmente, mostrar que a pesquisa é um caminho acessível e transformador”, contou Giovana Rocha.
A feira contou com apoio da Embaixada dos EUA, por meio do Encontro Nacional de Educação STEAM 2025, organizado pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com apoio institucional do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif) e da Escola Politécnica da USP (Poli-USP). Os professores Edson Duarte (IFSP-Campinas) e Suilene Sandres (rede estadual) foram contemplados com o edital de patrocínio para viabilizar a realização da mostra.
Além de valorizar o conhecimento científico, a MOSICDERSAT tem se consolidado como uma vitrine para o protagonismo estudantil e para a articulação entre diferentes redes de ensino. A participação ativa de jovens pesquisadores reforça a importância de iniciativas que aproximam ciência, educação e comunidade.
A atuação do IFSP-Campinas está alinhada às ações do CEPIN – Tecnologias Educacionais, núcleo que desenvolve projetos voltados à inclusão, inovação e popularização da ciência. Por meio dessas iniciativas, o campus reafirma seu compromisso com uma educação pública de qualidade, transformadora e voltada para o futuro.
Redes Sociais