Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Alunos do IFSP Campinas conquistam duas premiações na MILSET Brasil 2025 em Fortaleza

Publicado: Terça, 20 de Maio de 2025, 10h24 | Última atualização em Terça, 20 de Maio de 2025, 10h24

Entre os dias 11 e 15 de maio de 2025, foi realizada em Fortaleza-CE a MILSET Brasil 2025, uma das principais feiras científicas estudantis do país. O evento promove o intercâmbio científico, técnico e cultural entre instituições de ensino do Brasil e do exterior, sendo também a porta de entrada para mais de 30 eventos internacionais ligados à ciência e à tecnologia.

A delegação do Instituto Federal de São Paulo – Campus Campinas participou pela primeira vez da feira e foi representada pelos alunos Miguel Costa Borges de Lima e Julia Teixeira Ziroldo, do curso Técnico em Eletrônica integrado ao Ensino Médio. O grupo apresentou o projeto "Menstruei e agora?? Absorvente na hora!! Distribuidor automático de absorventes individuais", orientado pelos professores Edson Anício Duarte e Andressa Bruscato.

Com uma proposta inovadora voltada à saúde e dignidade menstrual, o projeto foi destaque na feira, conquistando o 3º lugar na categoria Engenharia e uma credencial internacional para participação em evento científico no Chile.

Durante o evento, os alunos também tiveram a oportunidade de apresentar seu trabalho a três turmas do curso Técnico em Eletrotécnica integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Ceará (IFCE), contribuindo para a popularização da ciência e o incentivo à iniciação científica entre estudantes de outras instituições.

A MILSET Brasil 2025 contou ainda com a presença do Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Sr. Inácio Arruda, que prestigiou os alunos do IFSP Campinas e parabenizou os alunos pelo projeto.

Experiência transformadora
Para o estudante Miguel Lima, a participação foi uma experiência única:

“Participar da MILSET 2025 foi uma experiência incrível! Aprendi muita coisa, troquei ideias com gente do mundo todo e conheci vários jovens super inovadores. Foi muito legal poder apresentar meu projeto e me inspirar com outras iniciativas. Tudo isso só foi possível graças ao CEPIN, que é um espaço onde a gente tem liberdade pra pesquisar, criar e contar com o apoio necessário pra tirar as ideias do papel.”

O professor Edson Duarte destacou a importância da conquista:

“Por ser a primeira vez que participamos deste evento, os resultados já expressam a qualidade dos projetos desenvolvidos no CEPIN - Tecnologias Educacionais. Esse projeto foi apoiado pelo PIPDE Competições, um programa institucional que incentiva a participação de estudantes em eventos técnicos e científicos do IFSP.”

A participação do IFSP Campinas na MILSET Brasil 2025 reforça o compromisso da instituição com uma educação pública de qualidade, pautada na pesquisa, na inovação e no protagonismo estudantil.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página