Processo Seletivo 2025 - Cursos Técnicos

Publicado: Sábado, 10 de Agosto de 2024, 08h48 | Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2024, 19h08

1. Acesse aqui o Edital e todos os documentos publicados

2. Cronograma (datas importantes)

3. Página do processo seletivo

4. Localização do IFSP Campinas

Inscrições prorrogadas até o dia 15/09/2024.

É obrigatório ao candidato, ao seu responsável (pai, mãe, curador ou tutor) ou representante legal, tomar conhecimento de todas as normas e procedimentos indicados no Edital 88/2024 e nas demais publicações pertinentes, sendo que a inscrição implicará a aceitação das normas definidas, sobre as quais não poderá alegar desconhecimento.

Cursos Técnicos ofertados no IFSP Campinas

CURSO

TOTAL DE VAGAS

TURNO

HORÁRIO DAS AULAS

DURAÇÃO

PREVISÃO DE INÍCIO DAS AULAS

REQUISITO MÍNIMO

Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio

Matutino

Início: 07:00

Término: 12:20

03 anos

Ter concluído o ensino fundamental (9º ano) no ato da matrícula

Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio

Vespertino

Início: 12:50

Término: 18:10

03 anos 05/03/2025 Ter concluído o ensino fundamental (9º ano) no ato da matrícula

Técnico em Eletroeletrônica Concomitante/Subsequente

Noturno

Início: 19:10

Término: 22:40

3 semestres (1 ano e meio)

05/03/2025

Estar matriculado no 2º ou 3º ano do ENSINO MÉDIO ou ter concluído o ENSINO MÉDIO.

Técnico em Informática Concomitante/Subsequente

Matutino

Início: 07:50

Término: 12:20

3 semestres (1 ano e meio)

1. Acesse aqui o Edital e todos os documentos publicados

2. Cronograma (datas importantes)

3. Página do processo seletivo

4. Localização do IFSP Campinas

As inscrições para o processo seletivo devem ser realizadas exclusivamente pelo endereço eletrônico https://processoseletivo.ifsp.edu.br/ de 09 de agosto a 15 de setembro de 2024. 08 de setembro de 2024.

Cada candidato deve optar por um único curso e único campus, onde pretende estudar.

A isenção da taxa de inscrição, no valor de R$ 50 (para os cursos técnicos integrados) e R$ 20 (para os concomitantes ou subsequentes), pode ser solicitada entre os dias 09 e 18 de agosto.

O pagamento da taxa de inscrição pode ser feito até o dia 09 16 de setembro, seja por PIX, Cartão de Crédito ou GRU.

A seleção será realizada por meio de prova constituída por 30 questões de múltipla escolha que contemplarão conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática. A data das provas está indicada no cronograma e serão realizadas, na mesma cidade, ou em município da mesma região, do campus escolhido na inscrição, e terão duração de três horas.

Poderão solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição, os candidatos que possuírem renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (renda igual ou menor a R$ 2.118) e tiverem cursado o ensino fundamental em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola da rede privada. A isenção do pagamento pode ser solicitada entre os dias 09/08/2024 a 18/08/2024.

O IFSP mantém a política de ações afirmativas na distribuição de vagas do seu processo seletivo. Dessa forma, 50% das vagas de cada curso são reservadas apenas a candidatos que estudaram o Ensino Fundamental, integralmente (TODOS OS ANOS), em instituições públicas de ensino brasileiras. Também há vagas destinadas a candidatos que possuírem renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, e candidatos com deficiência.

Integrados

Nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, o candidato cursará tanto o ensino médio quanto o ensino técnico no IFSP. O candidato ao curso técnico integrado ao ensino médio deve ter concluído, até o ato da matrícula, o ensino fundamental (9º ano ou antiga 8ª série) ou equivalente.

Concomitantes/Subsequentes

Os cursos técnicos concomitantes ao ensino médio são aqueles em que o estudante cursa apenas o ensino técnico no IFSP, devendo, obrigatoriamente, estar matriculado no 2º ou no 3º ano do ensino médio em outra escola. Os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio são aqueles em que o estudante cursa apenas o ensino técnico no IFSP, devendo, obrigatoriamente, ter concluído o ensino médio.

Processo seletivo dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, destinados aos candidatos que concluíram o ensino fundamental. Já para os cursos técnicos concomitantes/subsequentes, o público-alvo são estudantes a partir do segundo ano do Ensino Médio ou que tenham concluído o ensino médio.

ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO ANTES DE FAZER A SUA INSCRIÇÃO