Evento Americas Girls Can Code é realizado pelo IFSP Câmpus Campinas, União Internacional de Telecomunicações e Prefeitura Municipal de Campinas

Publicado: Sexta, 11 de Novembro de 2022, 10h35 | Última atualização em Sexta, 11 de Novembro de 2022, 10h38
Nos dias 19 e 20 de outubro de 2022, foi realizado o evento American Girls Can Code (AGCC), organizado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) para as Américas, agência da Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com o IFSP Câmpus Campinas, a Prefeitura Municipal de Campinas por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, entre outras entidades.

O evento, voltado para estudantes do ensino público que possuem entre 13 e 17 anos, objetivou promover o desenvolvimento das habilidades digitais por meio de atividades em programação e outras tecnologias digitais. Na oportunidade, houve um diálogo interinstitucional que proporcionou que meninas e jovens mulheres tivessem acesso a conteúdos que trataram da relevância da programação para o mundo de trabalho, destacando a importância e as oportunidades nas carreiras da área de tecnologia.

No dia 19 de outubro, o IFSP Câmpus Campinas sediou um workshop sobre Inteligência Artificial, ministrado pelo Prof. Júlio Américo Gonzalez, para um público de 32 meninas de 14 anos (9º ano) de escolas municipais da cidade de Campinas.

Nos dias 19 e 20 de outubro, as estudantes dos IFSP Câmpus Campinas participaram de palestras, painéis e workshops temáticos, voltados à programação e incentivo ao interesse às áreas de tecnologia.

De acordo com Bruno Ramos, Diretor Regional da UIT para as Américas, " foram dias de muito aprendizado e que abriram novos horizontes para essas estudantes, especialmente por mostrar a elas que é possível para as mulheres escolher uma carreira na área de Tecnologia da Informação e Comunicação".

Segundo Eberval Oliveira Castro, Diretor-Geral do Câmpus Campinas do IFSP, "ações como essa complementam políticas de combate à desigualdade de gênero e valorização do papel da mulher na sociedade, questões fundamentais nos dias atuais. Cumprimos, dessa forma, nossa missão institucional".

Fotografia: Ana Veneroso e Zady Castaneda Salazar