Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

NEAES do IFSP, Câmpus Campinas, consegue o 2º lugar no Prêmio Josué de Castro 2021

Publicado: Segunda, 18 de Outubro de 2021, 17h08 | Última atualização em Terça, 19 de Outubro de 2021, 10h56
imagem sem descrição.

O Núcleo de Estudos em Agroecologia, Educação e Sociedade (NEAES) do IFSP, Câmpus Campinas, conseguiu o 2º lugar no Prêmio Josué de Castro, edição 2021, na categoria de pesquisa científica, conforme lista final de classificados publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 16 de outubro de 2021.

A professora Erika Batista, coordenadora do NEAES, foi responsável pela condução da pesquisa "Educação popular e desenvolvimento sociotécnico em territórios de reforma agrária para a promoção da segurança alimentar na Região Metropolitana de Campinas", realizada no período de 2018 a 2020, no território do Assentamento Milton Santos em Americana, com o público-alvo de agricultoras e agricultores vinculados à Cooperflora - Cooperativa da Agricultura Familiar de Americana, Cosmópolis, Limeira e Piracicaba.

A profª conta que o trabalho inscrito no concurso é parte do projeto "Agroecologia, tecnologias de produção orgânica em assentamentos rurais e educação popular: a contribuição do IFSP para a sustentabilidade ambiental e segurança alimentar na RMC", desenvolvido com fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os recursos viabilizaram a articulação de três frentes no espectro da pesquisa-ação: diagnóstico participativo com a comunidade local; formação de agricultores e capacitação de consumidores; e inovação social.

O trabalho inscrito contou com a co-autoria do professor do IFSP, Herivelto Fernandes Rocha, e da bolsista de apoio técnico do projeto, Ariele Carolina Contrigiani, assentada no Milton Santos e membro da Cooperflora. O profº Herivelto conduziu o desenvolvimento do aplicativo "DATALUTA Produção" - inovação social e tecnológica para gestão da produção e banco de dados da agricultura familiar de reforma agrária - enquanto Ariele foi a responsável pela organização dos dados referentes à comercialização dos produtos pela Cooperativa no período da pesquisa.

O Prêmio é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, através do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CONSEA/SP), vinculado à Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (CODEAGRO), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e contempla iniciativas voltadas à formulação de soluções concretas para o combate à fome e para a promoção da segurança alimentar e nutricional.

O primeiro colocado de cada categoria receberá uma salva de prata, enquanto o segundo e terceiro colocados receberão menção honrosa, como reconhecimento estadual. A cerimônia de entrega dos prêmios será no próximo dia 20 de outubro, no salão nobre da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo de São Paulo.

Mais informações em https://www.agricultura.sp.gov.br/

Parabéns aos envolvidos!

 

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página