Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

EDITAL Nº 046/2022 - DRG/CMP/IFSP, DE 11 de julho de 2022 - processo seletivo de reingresso no curso de TIC´s no ensino de ciências

Publicado: Segunda, 11 de Julho de 2022, 14h19 | Última atualização em Segunda, 11 de Julho de 2022, 14h19

EDITAL Nº 046/2022 - DRG/CMP/IFSP, DE 11 de julho de 2022 em pdf e assinado

Ministério da Educação
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Câmpus Campinas
DIRETORIA GERAL/CAMPUS CAMPINAS
 
 

EDITAL Nº 046/2022 - DRG/CMP/IFSP, DE 11 de julho de 2022.

 

O DIRETOR-GERAL (EM EXERCÍCIO) DO CAMPUS CAMPINAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO, designado pela Portaria 5.255/2021 de 27 de setembro de 2021, no uso de suas atribuições legais conferidas pela portaria nº 1.351/2017, de 11 de abril de 2017, faz saber e torna pública a abertura de Edital de Processo Seletivo de Reingresso, para o 2º semestre letivo de 2022, do curso de Formação Docente: Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas ao Ensino de Ciências, do IFSP Câmpus Campinas, para estudantes que tenham concluído, com aprovação, o 1º módulo do curso.  

 

1 DOS OBJETIVOS

Este Edital objetiva o preenchimento de vagas remanescentes no curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Formação Docente: Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas ao Ensino de Ciências , do IFSP Câmpus Campinas, provenientes de evasão e cancelamento compulsório de matrícula, para o 2º semestre letivo de 2022.  

 

2 DA MODALIDADE DE SELEÇÃO

2.1 Entende-se como reingresso o processo destinado aos estudantes que tenham abandonado ou tenham sido desligados compulsoriamente do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Formação Docente: Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas ao Ensino de Ciências do IFSP Câmpus Campinas.

2.2 Poderão ser selecionados no Processo Seletivo apenas aqueles estudantes que já tenham cursado e sido aprovados em todas as disciplinas do 1º módulo do curso de Pós-Graduação lato sensu em Formação Docente: Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas ao Ensino de Ciências do IFSP Câmpus Campinas.

 

3 DAS VAGAS

3.1 As vagas remanescentes iniciais do curso de Pós-Graduação lato sensu em Formação Docente: Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas ao Ensino de Ciências são:

            ▪ 2º módulo do curso, turno noturno: 27 (vinte e sete) vagas disponíveis;

3.2 Até o final do processo regido por este Edital poderão surgir novas vagas decorrentes de desistências durante a rematrícula dos veteranos, as quais serão destinadas aos classificados neste Processo Seletivo, seguindo estritamente a ordem de classificação, a partir de uma lista de espera.

 

4 DO PROCESSO SELETIVO

4.1 Para fins de classificação, será atribuída uma nota de 0 a 10, de acordo com o aproveitamento acadêmico do estudante para cada uma das disciplinas do 1º módulo do curso, para as quais o candidato possa aproveitar estudos, por meio da solicitação de dispensa de disciplinas. A nota obtida em cada disciplina será multiplicada pela carga horária (em aulas), gerando a pontuação na disciplina. Para auxiliar no computo da pontuação, nos quadros abaixo, estão apresentadas as disciplinas do curso de Pós-Graduação lato sensu em Formação Docente: Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas ao Ensino de Ciências do IFSP Câmpus Campinas, as respectivas cargas horárias, a nota que o candidato obteve e que consta no Histórico Escolar, a pontuação individual total de acordo com o cálculo definido anteriormente e a pontuação final por módulo.

 

Curso de Pós-Graduação lato sensu em Formação Docente: Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas ao Ensino de Ciências 
1º módulo do curso

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA

NOTA

TOTAL

Introdução às tecnologias de Informação e Comunicação

30

 

 

 

 História e Filosofia da Ciência

30

 

 

Tecnologia, Educação e Sociedade no Brasil

30

 

 

Metodologia do Trabalho Científico I

30

 

 

 

4.2. A pontuação final será obtida somando-se as pontuações para as disciplinas de cada semestre, da seguinte forma:
    a) Pontuação final dos candidatos às vagas do 2º módulo = Pontuação 1º Mod. 

4.3. A classificação final será definida pela pontuação final obtida, em ordem decrescente, para cada um dos módulos com vagas ofertadas.

4.4. Em caso de necessidade de desempate serão utilizados os seguintes critérios, respectivamente:
    a) Candidato(a) com vínculo profissional docente na educação básica pública;
    b) Candidato(a) com vínculo profissional docente na rede privada;
    c) Candidato de maior idade.

4.5. A análise da documentação e a verificação da pontuação do candidato serão feitas pela Coordenação do curso Pós-Graduação lato sensu em Formação Docente: Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas ao Ensino de Ciências do IFSP Câmpus Campinas. Será indeferida a inscrição que não satisfizer todas as condições especificadas neste edital ou estiverem em desacordo com as normas internas e legislação vigente.

 

5 DAS INSCRIÇÕES

5.1 As inscrições ocorrerão dentro do período indicado no Cronograma Geral do Processo Seletivo que consta no item 9 deste Edital.

5.2 No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar cópia eletrônica de toda a documentação exigida, a saber:
    a) Cópia simples do documento de identidade RG;
    b) Cópia simples do documento de identidade CPF;
    c) Cópia simples do Histórico Escolar da Pós-Graduação lato sensu em Formação Docente: Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas ao Ensino de Ciências do IFSP Câmpus Campinas.
      ◦ OBSERVAÇÃO: o histórico escolar pode ser acessado pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

5.3 A inscrição para o Processo Seletivo será pela internet e deverá ser realizada mediante o preenchimento de Formulário de Inscrição no endereço eletrônico:  https://forms.gle/xg7gRipavv78xuAs9.

5.4 Além do Formulário de Inscrição, o candidato deverá anexar, no mesmo endereço eletrônico citado, os documentos obrigatórios elencados no item 5.2, em formato PDF.

 

6 DOS REQUISITOS PARA CANDIDATURA

6.1. Para candidatar-se ao Reingresso, o estudante interessado deve obrigatoriamente:

    a) Provir do curso de Pós-Graduação lato sensu em Formação Docente: Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas ao Ensino de Ciências do IFSP Câmpus Campinas;
    b) Já ter cursado e sido aprovado o 1º módulo do curso.

 

7 DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

7.1 O resultado deste Processo Seletivo será divulgado nas datas constantes no quadro do item 9, por meio do site http://cmp.ifsp.edu.br do IFSP Câmpus Campinas:

7.2 É responsabilidade do candidato acompanhar a divulgação dos resultados.

 

8 DAS MATRÍCULAS

8.1. Para realização da matrícula, o candidato convocado deverá apresentar cópias simples acompanhadas dos originais para conferência, conforme relação:
    a) Diploma ou Certificado de Conclusão da Graduação;
    b) Histórico Escolar da Graduação;
    c) Histórico Escolar da Pós-Graduação lato sensu em Formação Docente: Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas ao Ensino de Ciências do IFSP Câmpus Campinas;
    d) Cédula de identidade (RG) ou RNE para estrangeiros;
    e) CPF (obrigatório mesmo para menores de 18 anos);
    f) Certidão de Nascimento ou Casamento;
    g) Certificado de Registro no Consulado (apenas para estrangeiros);
    h) Título de Eleitor com comprovante de votação da última eleição ou Certidão de Quitação Eleitoral expedida pelo TRE (obtida no Cartório Eleitoral ou pelo site http://tse.gov.br);
    i) Duas fotos 3x4 recentes e identificadas com nome no verso;
    j) Comprovante de residência com CEP atualizado;
    k) Certidão de alistamento militar ou carteira de reservista ou ainda certificado de dispensa militar (apresentação obrigatória para homens entre 18 e 45 anos).

8.2 A entrega de cópias autenticadas em cartório isenta o candidato de apresentar os originais. A entrega de cópias sem autenticação deverá ser acompanhada dos originais para conferência.

8.3 Na falta dos documentos mencionados, a matrícula não será efetivada.

8.4 O plano de estudos das disciplinas que o candidato deverá cursar, uma vez convocado para a matrícula, está condicionado à disponibilidade de vagas em disciplinas isoladas, cabendo ao candidato verificar se as disciplinas disponíveis são viáveis a sua efetivação de matrícula.

8.5 No ato da matrícula, o candidato convocado será orientado a preencher o Requerimento para Aproveitamento de Estudos para solicitar a dispensa das disciplinas já cursadas na Pós-Graduação lato sensu em Formação Docente: Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas ao Ensino de Ciências do IFSP Câmpus Campinas.

8.6 A matrícula dos candidatos convocados será realizada pelo link https://www.cmp.ifsp.edu.br/enquetes/index.php/922239?lang=pt-BR dentro do período indicado no Cronograma Geral do Processo Seletivo que consta no item 9 deste Edital.

 

DO CRONOGRAMA

9.1 Quanto ao período e local das inscrições: o período para as inscrições será em data definida no Quadro 1 – Cronograma Geral do Processo Seletivo, exclusivamente via internet pelo endereço https://forms.gle/xg7gRipavv78xuAs9.

9.2 Quanto à publicação das inscrições recebidas: as inscrições recebidas serão divulgadas em data definida no Quadro 1 – Cronograma Geral do Processo Seletivo, no sítio eletrônico do IFSP – Câmpus Campinas (http://www.cmp.ifsp.edu.br).

9.3 Quanto à publicação do resultado e classificação: a publicação do resultado ocorrerá conforme data definida no Quadro 1 – Cronograma Geral do Processo Seletivo, no sítio eletrônico do IFSP – Câmpus Campinas (http://www.cmp.ifsp.edu.br).

9.4 Quanto aos recursos referentes ao resultado e classificação e publicação do resultado final: os recursos serão requeridos exclusivamente via internet pelo endereço https://forms.gle/WXVZXzQ2Xz2jwxf56, em data definida no Quadro 1 – Cronograma Geral do Processo Seletivo. Caso haja deferimento de recursos e alteração no resultado e classificação dos candidatos, uma nova listagem será divulgada no sítio eletrônico do IFSP Câmpus Campinas (http://www.cmp.ifsp.edu.br).

9.5 Quanto à matrícula: para os candidatos classificados dentro do número de vagas iniciais ofertadas, e eventualmente dentro das novas vagas que surgirem no decorrer deste Processo Seletivo, a matrícula será realizada exclusivamente por meio do envio dos documentos para o link https://www.cmp.ifsp.edu.br/enquetes/index.php/922239?lang=pt-BR, em data definida no Quadro 1 – Cronograma Geral do Processo Seletivo, na Coordenadoria de Registros Acadêmicos (CRA) do IFSP – Câmpus Campinas.

 

Quadro 1 – Cronograma Geral do Processo Seletivo

 Publicação do Edital

11/07/2022

Período de Inscrição

De 11/07/2022 a 25/07/22

Publicação das inscrições recebidas

27/07/2022

Recurso das inscrições indeferidas

28/07/2022

 Resultado Preliminar

29/07/2022

Publicação preliminar do resultado final e classificação

01/08/2022

Recurso ao resultado e classificação (via internet)

02/08/2022

Resultado Final

03/08/2022

 

10 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1 Será eliminado em qualquer época o candidato (a) que se utilizar de documentos ou informações falsas ou de outros meios ilícitos na disputa pelas vagas ofertadas neste Edital.

10.2 Os casos omissos ou situações não previstas neste Edital serão resolvidos pelo Diretor Geral do IFSP – Câmpus Campinas.

10.3 Para este Edital, aplicam-se os termos constantes na Resolução nº 04/2021, de 05 de outubro de 2021, Regulamento da Pós-Graduação lato sensu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

 

Campinas, 11 de julho de 2022.

 

 

DARVIN AMES

Diretor Geral em Exercício

Assinado eletronicamente

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página