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23/11 - EDITAL CMP IFSP N.054/2021 - Processo Seletivo de Transferência Interna, Transferência Externa, Reingresso e Ingresso de Portador de Diploma de Graduação, para os cursos superiores de tecnologia do Câmpus Campinas, para o 1º semestre letivo de 202

Publicado: Terça, 23 de Novembro de 2021, 11h15 | Última atualização em Terça, 23 de Novembro de 2021, 11h15

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Ministério da Educação
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Câmpus Campinas
DIRETORIA GERAL/CAMPUS CAMPINAS
 
 

EDITAL N.º 54/2021 - DRG/CMP/IFSP, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2021

O DIRETOR-GERAL EM EXERCÍCIO DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO - CÂMPUS CAMPINAS, designado pela Portaria 5.255/2021 de 27 de setembro de 2021, no uso de suas atribuições legais conferidas pela Portaria nº 1.352/2017, de 11 de abril de 2017, faz saber e torna público a abertura de Edital para o Processo Seletivo de Transferência Interna, Transferência Externa, Reingresso e Ingresso de Portador de Diploma de Graduação, para os cursos superiores de tecnologia do Câmpus Campinas, para o 1º semestre letivo de 2022.

 

1. DOS OBJETIVOS

Este Edital objetiva o preenchimento de vagas remanescentes no curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Campinas, provenientes de evasão, transferência, reopção de curso e cancelamento de matrícula, para o 1º semestre letivo de 2022.

 

2. DAS MODALIDADES DE SELEÇÃO

2.1. Entende-se como Transferência Interna quando o estudante realiza a mudança intercâmpus do IFSP, ou seja, é transferido para um outro câmpus do IFSP.

2.2. Entende-se como Transferência Externa quando o estudante vem transferido de instituição externa.

2.3. Entende-se como Reingresso o processo destinado aos estudantes que tenham abandonado ou tenham sido desligados do curso de graduação ou curso de área afim do IFSP ou de outra IES.

2.4. Entende-se como Ingresso de Portador de Diploma de Graduação o processo destinado aos estudantes que tenham concluído um curso de graduação em outra instituição ou no IFSP.

2.5. As vagas previstas neste edital serão preenchidas seguindo a ordem abaixo:
I. Transferência Interna;
II. Transferência Externa; 
III. Reingresso; 
IV. Ingresso de Portador de Diploma de Graduação.

 

3. DAS VAGAS

3.1. As vagas remanescentes iniciais destinadas ao curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas são:

• 2º semestre do curso, turno vespertino: mínimo de 5 (cinco) vagas disponíveis;
• 3º semestre do curso, turno noturno: somente lista de espera; 
• 4º semestre do curso, turno vespertino: mínimo de 5 (cinco) vagas disponíveis;
• 5º semestre do curso, turno noturno: somente lista de espera;
• 6º semestre do curso, turno vespertino: mínimo de 5 (cinco) vagas disponíveis.

3.2. Até o final do processo regido por este Edital, poderão surgir novas vagas decorrentes de desistências durante a rematrícula dos veteranos, as quais serão destinadas aos classificados neste Processo Seletivo, seguindo estritamente a ordem de classificação, a partir de uma lista de espera.

 

4. DO PROCESSO SELETIVO

4.1. Para fins de classificação, será atribuída uma nota de 0 a 10, de acordo com o aproveitamento acadêmico do estudante para cada uma das disciplinas do respectivo curso de interesse, para as quais o candidato possa aproveitar estudos, por meio da solicitação de dispensa de disciplinas. A nota obtida em cada disciplina será multiplicada pela carga horária (em aulas), gerando a pontuação na disciplina. Será atribuída a nota 0 (zero) nas disciplinas para as quais o candidato não apresentar componente curricular que permita dispensa. Nos quadros abaixo estão apresentadas as disciplinas do curso superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento do IFSP campus Campinas, a carga horária, e como será computada a pontuação final de cada semestre.

 

CURSO SUPERIOR DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

1º Semestre do curso

Disciplina Carga Horária Nota Total
Algoritmos e Programação 80    
Arquitetura de Computadores 40    
Comunicação e Expressão 40    
História da Ciência e da Tecnologia 40    
Inglês Técnico 40    
Linguagem de Programação I 80    
Matemática 80    
Pontuação 1º Sem    

2º Semestre do curso

Disciplina Carga Horária Nota Total
Banco de Dados I 80    
Engenharia de Software 80    
Inglês Técnico Avançado 40    
Introdução à Administração 40    
Linguagem de Programação II 80    
Sistemas Operacionais 80    
Pontuação 2º Sem    

3º Semestre do curso

Disciplina Carga Horária Nota Total
Análise Orientada a Objetos 80    
Banco de Dados II 80    
Estruturas de Dados I 80    
Introdução à Administração 40    
Interação Humano-Computador 80    
Linguagem de Programação III 80    
Matemática Financeira 40    
Pontuação 3º Sem    

4º Semestre do curso

Disciplina Carga Horária Nota Total
Metodologia de Pesquisa Científica e Tecnológica 40    
Estatística 40    
Estruturas de Dados II 80    
Programação Orientada a Objetos 80    
Redes de Computadores 80    
Arquitetura de Software 80    
Pontuação 4º Sem    

5º Semestre do curso

Disciplina Carga Horária Nota Total
Gestão de Projetos 80    
Desenvolvimento Web 80    
Projeto de Sistemas I 40    
Qualidade de Software 80    
Serviços de Rede 80    
Eletiva I 40    
Pontuação 5º Sem    

6º Semestre do curso

Disciplina Carga Horária Nota Total
Empreendedorismo 40    
Tópicos Especiais 80    
Segurança da Informação 80    
Desenvolvimento de Sistemas Web 80    
Projeto de Sistemas II 40    
Eletiva II 80    
Pontuação 6º Sem    

 

4.2. A pontuação final será obtida somando-se as pontuações para as disciplinas de cada semestre, da seguinte forma:
a)    Pontuação final dos candidatos às vagas do 2º semestre = Pontuação 1º Sem. + Pontuação 2º Sem.;
b)    Pontuação final dos candidatos às vagas do 3º semestre = Pontuação 1º Sem. + Pontuação 2º Sem. + Pontuação 3º Sem.;
c)    Pontuação final dos candidatos às vagas do 4º semestre = Pontuação 1º Sem. + Pontuação 2º Sem. + Pontuação 3º Sem. + Pontuação 4º Sem.;
d)    Pontuação final dos candidatos às vagas do 5º semestre = Pontuação 1º Sem. + Pontuação 2º Sem. + Pontuação 3º Sem. + Pontuação 4º Sem. + Pontuação 5º Sem.
e)    Pontuação final dos candidatos às vagas do 6º semestre = Pontuação 1º Sem. + Pontuação 2º Sem. + Pontuação 3º Sem. + Pontuação 4º Sem. + Pontuação 5º Sem. + Pontuação 6º Sem.

4.3. A classificação final será definida pela pontuação final obtida, em ordem decrescente, para cada um dos semestres com vagas ofertadas.

4.4. Para os casos de Transferência Interna e Transferência Externa o deferimento do pedido de transferência estará condicionado à compatibilidade entre áreas, conteúdos e cargas horárias cursadas na escola de origem e aqueles praticados no IFSP – Câmpus Campinas.

4.5. Em caso de necessidade de desempate serão utilizados os seguintes critérios, respectivamente:
a) Candidato oriundo de Instituição pertencente à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica em outros Estados;
b) Candidato oriundo de instituição pública;
c) Candidato de maior idade.

4.6. A análise da documentação e a verificação da pontuação apresentada pelo candidato serão feitas pela coordenação do curso. Será indeferida a inscrição que não satisfizer todas as condições especificadas neste edital ou estiverem em desacordo com as normas internas e legislação vigente.

 

5. DAS INSCRIÇÕES

5.1. No ato da inscrição o candidato deverá optar, dentre as opções disponíveis, por uma única das vagas ofertadas, ou seja, deverá se candidatar a uma vaga pertencente a um curso/semestre/turno específico, devendo ainda apresentar cópia eletrônica de toda a documentação exigida, a saber:
a) Original e cópia simples do documento de identidade (RG) e CPF;
b) Original e cópia simples da declaração de matrícula atualizada ou declaração de vínculo com a instituição de origem (exceto para reingresso e portador de diploma);
c) Original e cópia simples do Histórico Escolar;
d) Ementas e conteúdos programáticos das disciplinas cursadas, com carimbo e assinatura da instituição de origem;
e) Cópia da Matriz Curricular do curso de origem, com carimbo e assinatura da instituição;
f) Formulário Orientativo para Solicitação de Dispensa de Disciplinas (Aproveitamento de Estudos) devidamente preenchido, disponível no sítio http://cmp.ifsp.edu.br Espaço Aluno/Educacional/Requerimentos;
g) Diploma de graduação com validade nacional (exceto para Transferência Interna, Transferência Externa e Reingresso).

5.2. É indispensável que os documentos da instituição de origem contenham o nome do curso e das disciplinas, com respectivo período em que foram cursadas, porcentagens de frequência, carga horária e a nota ou conceito final, bem como o conteúdo programático ou plano de ensino com a bibliografia utilizada nas disciplinas cursadas com aproveitamento para as quais se solicita aproveitamento de estudos (observação: esses documentos deverão ser originais, com assinatura e carimbo da instituição de origem, ou então conter código de verificação de autenticidade digital).

5.3 Todas as cópias digitais apresentadas no momento da inscrição terão sua autenticidade verifica posteriormente, no ato da matrícula, ocasião que o candidato deverá apresentar os documentos originais, caso estes não possuam código de verificação de autenticidade digital.

 

6. DOS REQUISITOS PARA CANDIDATURA

6.1. Para candidatar-se à Transferência Interna ou Transferência Externa, o estudante interessado deve obrigatoriamente:
a) Provir de curso afim, autorizado ou reconhecido pelo MEC, e estar regularmente matriculado na Instituição de Ensino Superior de origem;
b) Já ter cursado, no mínimo:
•    1 (um) semestre letivo para se candidatar;
c) Ter sido aprovado em disciplinas que correspondam a, no mínimo, 60% (sessenta por cento) da carga horária do primeiro período letivo, tendo como referência o curso pretendido no IFSP Câmpus Campinas.

 

7. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

7.1. O resultado deste Processo Seletivo será divulgado nas datas constantes no quadro do item 10, por meio do site http://cmp.ifsp.edu.br do IFSP Câmpus Campinas.

7.2. É responsabilidade do candidato acompanhar a divulgação dos resultados.

7.3. O Processo Seletivo para as modalidades previstas neste edital será realizado por meio de análise do histórico acadêmico para definição e compatibilização do curso e período de ingresso.

 

8. DAS MATRICULAS

8.1. Para realização da matrícula, além dos documentos apresentados para inscrição, o candidato deverá apresentar cópias simples acompanhadas dos originais para conferência, conforme relação:
a) Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
b) Histórico Escolar do Ensino Médio;
c) Cédula de identidade (RG) ou RNE para estrangeiros;
d) CPF (obrigatório mesmo para menores de 18 anos);
e) Certidão de Nascimento ou Casamento;
f) Certificado de Registro no Consulado (apenas para estrangeiros);
g) Título de Eleitor com comprovante de votação da última eleição ou Certidão de Quitação Eleitoral expedida pelo TRE (obtida no Cartório Eleitoral ou pelo site http://tse.gov.br);
h) Duas fotos 3x4 recentes e identificadas com nome no verso;
i) Comprovante de residência com CEP atualizado;
j) Certidão de alistamento militar ou carteira de reservista ou ainda certificado de dispensa militar (apresentação obrigatória para homens entre 18 e 45 anos).

8.2. A entrega de cópias autenticadas em cartório isenta o candidato de apresentar os originais. A entrega de cópias sem autenticação deverá ser acompanhada dos originais para conferência.

8.3. Na falta dos documentos mencionados, a matrícula não será efetivada.

8.4. A matrícula deverá ser feita pelo estudante, quando maior de 18 (dezoito) anos ou por procurador legalmente constituído. Em caso de estudante menor de 18 (dezoito) anos, a matrícula deverá ser preenchida e assinada pelo responsável.

8.5 O plano de estudos das disciplinas que o candidato deverá cursar, uma vez convocado para a matrícula, está condicionado à disponibilidade de vagas em disciplinas isoladas, cabendo ao candidato verificar se as disciplinas disponíveis são viáveis a sua efetivação de matrícula.

 

9. DO APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

9.1. O estudante proveniente de instituição externa (Transferência Externa) deverá cursar, no mínimo, 50% da carga horária total do curso pretendido no IFSP. Poderá, portanto, aproveitar, no máximo, 50% da carga horária do referido curso.

9.2. O estudante do IFSP (Transferência Interna) não está sujeito à carga horária de aproveitamento máximo de 50%.

 

10. DO CRONOGRAMA

10.1. Quanto ao período e local das inscrições: o período para as inscrições será em data definida no Quadro 1 – Cronograma, exclusivamente via internet pelo endereço http://cmp.ifsp.edu.br/transferenciaexterna-inscricao.

10.2. Quanto à publicação das inscrições recebidas: as inscrições recebidas serão divulgadas em data definida no Quadro 1 – Cronograma, no sítio eletrônico do IFSP – Câmpus Campinas (http://www.cmp.ifsp.edu.br).

10.3. Quanto à publicação do resultado e classificação: a publicação do resultado ocorrerá conforme data definida no Quadro 1 – Cronograma, no sítio eletrônico do IFSP – Câmpus Campinas (http://www.cmp.ifsp.edu.br).

10.4. Quanto aos recursos referentes ao resultado e classificação e publicação do resultado final: os recursos serão requeridos exclusivamente via internet pelo endereço http://cmp.ifsp.edu.br/transferenciaexterna-inscricao, em data definida no Quadro 1 – Cronograma. Caso haja deferimento de recursos e alteração no resultado e classificação dos candidatos, uma nova listagem será divulgada no sítio eletrônico do IFSP – Câmpus Campinas (http://www.cmp.ifsp.edu.br).

10.5. Quanto à matrícula: para os candidatos classificados dentro do número de vagas iniciais ofertadas, e eventualmente dentro das novas vagas que surgirem no decorrer deste Processo Seletivo, a matrícula será realizada exclusivamente por meio do recebimento dos documentos via e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. em data definida no Quadro 1 – Cronograma, na Coordenadoria de Registros Acadêmicos (CRA) do IFSP – Câmpus Campinas.

Quadro I - Cronograma

Publicação do Edital 23 de novembro de 2021
Inscrições pela internet Até 05 de dezembro de 2021
Publicação das inscrições recebidas 07 de dezembro de 2021, a partir das 15h
Publicação do resultado e classificação 15 de dezembro de 2021, a partir das 15h
Prazo para recursos referentes ao resultado e classificação (via internet) De 16 a 17 de dezembro de 2021
Publicação do resultado final e classificação após análise dos recursos 21 de dezembro de 2021, a partir das 15h
Matrícula dos candidatos classificados De 24 a 25 de janeiro de 2022
Início das aulas para os transferidos 03 de fevereiro de 2022

 

11. DISPOSIÇÕES GERAIS

11.1. O candidato selecionado não poderá ocupar 2 (duas) vagas simultaneamente em cursos de graduação de Instituições Públicas do Ensino Superior em todo o território nacional. O candidato deverá solicitar, se optar em matricular-se no IFSP, cancelamento de matrícula na Instituição de Ensino de origem no prazo de 5 (cinco) dias úteis, conforme definido na Lei nº 12.089 de 11 de novembro de 2009.

11.2. Será eliminado em qualquer época o candidato que se utilizar de documentos ou informações falsas ou de outros meios ilícitos na disputa pelas vagas ofertadas neste edital.

11.3. Os casos omissos ou situações não previstas neste Edital serão resolvidos pelo Diretor Geral do IFSP – Câmpus Campinas.

11.4. Para este Edital aplicam-se os termos constantes na Resolução nº 147/2016, de 06 de dezembro de 2016 – Organização Didática dos Cursos Superiores de Graduação do IFSP.

 

Campinas, 23 de novembro de 2021

 

FELIPE MARQUES PIRES

Diretor-Geral (em exercício)

Documento assinado digitalmente.

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