Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ação Cultural

Publicado: Terça, 23 de Agosto de 2022, 15h02 | Última atualização em Sexta, 28 de Março de 2025, 12h20

PROJETOS DE EXTENSÃO

Em execução

Ano

Projeto

Registros
2025

Agojie: letramento racial para e por mulheres negras

Resumo: Este projeto visa atender mulheres negras do grupo Agojie a fim de contribuir para a construção de novos conhecimentos, em especial, aqueles produzidos por intelectuais negras. Os estudos serão sobre a vida e obra de intelectuais negras como Lélia Gonzalez, Beatriz Nascimento, Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Bell Hooks entre outras. As participantes terão a oportunidade de reconhecer a trajetória dessas mulheres e as suas contribuições para o movimento negro e para a sociedade. O projeto pretende promover a valorização e fortalecimento da intelectualidade de pessoas negras, ou seja, a “Pretagogia” das nossas para as nossas. Espera-se que este seja o caminho para o empoderamento das mulheres negras, a partir do conhecimento daquelas que vieram antes e abriram os caminhos para que se torne possível esse movimento que promove o acolhimento das pessoas do grupo, e, ao mesmo tempo, contribuir para a lei 10.639/2003, de modo que não somente o público-alvo seja alcançado, mas que os estudos ao longo do projeto sejam reverberados em outros espaços e outros grupos possam ser alcançados sobretudo, aqueles que estão às margens. Para atingirmos o objetivo do projeto iremos adotar ações extensionistas como palestras formativas, oficina de escrita em instituições parceiras como Bibliotecas Públicas da rede municipal e ONGs localizadas nos territórios, de modo que atinjamos o público-alvo. Além disso, temos a proposta de apresentar os conteúdos produzidos em eventos culturais relacionados à população negra na Cidade de Campinas.

Equipe: Tatiane Salles, Rosangela Gomes e Juliana Ramos

Bolsistas: Kamylla Santos

Em execução
2025

Biblioteca afrocentrada dos móveis ao acervo: um diálogo possível com a comunidade

Projeto financiado pelo PROAC por meio do edital 29/2024

Resumo: O projeto visa o fortalecimento e a expansão das ações desenvolvidas pela “Biblioteca Pedro Augusto Pinheiro Fantinatti” do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Campinas, localizado na região Noroeste do Campo Grande. A unidade foi contemplada pela PAC para construção de um espaço adequado para a biblioteca para acomodar a comunidade interna do Instituto, mas, além disso, a unidade tem a expectativa de iniciar o atendimento da comunidade externa tornando-se uma biblioteca comunitária. Diante disso, pretende-se a modernização do espaço sob a perspectiva afrocentrada desde a estrutura física ao mobiliário, e por conseguinte, o acervo. Além da modernização de manutenção da biblioteca, o projeto pretende atender quatro escolas com a doação de literaturas, contação de histórias, formação docente e a criação de um painel todas as ações baseadas na afrocentricidade, de modo a gerar representatividade e a criação de uma nova narrativa em consonância com a lei 10.639/2003. Além disso, a proposta alinha-se aos objetivos da Agenda 2030, em especial, a ODS 4 ”Educação de qualidade” considerando que o único caminho para a transformação social e garantia de equidade e oportuniza o acesso à informação por meio da educação aos grupos que historicamente foram negligenciados, mas que merecem as oportunidades igualitárias, “10 redução de desigualdades” no acesso à informação para a promoção da justiça informacional e racial e “11 Cidades e Comunidades Sustentáveis" comunidades empoderadas informacionalmente traça novos caminhos para potencialidades e a ODS 18 — Igualdade étnico-racial que se refere que historicidade dos povos marginalizados sejam valorizadas por meio das literaturas e das ações a serem desenvolvidas. do grupo “Se quer ir rápido, vá sozinho, se quer ir longe, vá em grupo” (Provérbio africano) que resume as necessidades e os anseios de uma comunidade, a fim de construir a sua narrativa a partir dos sujeitos.

Equipe: Tatiane Salles, Rosangela Gomes, Elisandra Camilo e Marival Santana.

Em execução
2024

5º projeto Afrocientista: Feito por mãos negras: trabalho, ciência e arte

Resumo: O presente trabalho trata-se uma iniciativa da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), na qual o NEABI (Núcleo de Estudos Brasileiros e Indígenas) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia foi contemplado para conduzir o projeto Afrocientista. Consiste em um projeto multicampi desenvolvido nos campi Campinas, Guarulhos e Hortolândia, e conta com 13 bolsistas, sendo 11 de cursos técnicos integrados ao ensino médio e 2 de cursos superiores. O objetivo central do projeto é a realização de pesquisa e ações que possam dar visibilidade à trajetória intelectual de africanos e afrodescendentes, de modo a construir entre às/aos estudantes a possibilidade de reconhecerem-se como pesquisadoras/es e protagonistas e sujeitos de suas próprias histórias. Destaque-se que a compreensão de intelectualidade dar-se-á como toda produção de conhecimentos e saberes, abarcando o universo do trabalho, da ciência e das artes. De modo específico, os objetivos desdobram-se em: abordar a diversidade referente às produções, invenções e contribuições de intelectuais negros (as) em diferentes áreas do conhecimento. A linha metodológica adotada será a pesquisa-ação que permite que o grupo envolvido na pesquisa atue de forma colaborativa e numa perspectiva dialógica. No percurso da pesquisa foram pesquisados aproximadamente 30 intelectuais negros nas áreas do trabalho, ciência e arte.

Equipe: Tatiane Salles, Huyrá Estevão, Cristiane Santana (coordenadores)

Colaboradores: Rosangela Gomes, Caroline Jango e Juliana Nicolau.

Bolsistas: Lívia Matos, Kamylla Santos, Thomas Damascena, Guilherme Venâncio (Campinas);

Sara Ribeiro, Ana Beatriz Clemente, Bruna Paixão, Giovanna Dantas (Guarulhos);

Natay Mateo, José Otávio, Evely Cristina, Ian Gabriel (Hortolândia)

Clique aqui
2024

Aquilombamento intelectual nas escolas: é tudo pra ontem

Resumo: O projeto visa descontruir os pensamentos amplamente difundido na década 1930 por meio das obras literárias dos pensamentos de Gilberto Freyre e Monteiro Lobato, defensores do movimento eugenista no Brasil, em suas obras, esses autores retratavam personagens negros de forma estereotipada e defendiam a miscigenação no Brasil. Diante disso, torna-se evidente a necessidade de construir um nova narrativa a partir dos sujeitos, os quais são producentes de conhecimento e de percepções de mundo pautado em suas vivências e expectativas diante da sociedade, prezando por uma sociedade justa e igualitária. Ao evidenciarmos a intelectualidade negra no ambiente escolar, por meio de obras escritas por pessoas negras, estamos colaborando efetivamente para das leis 10.639/2003 (Brasil, 2003) e 11.645/2008 (Brasil, 2008), pois estes autores estão referenciados nas Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira (Brasil, 2004) e outros são contemporâneos que contribuem para o fortalecimento do pensamento negro por meio da "Coleção Feminismos Plurais". Publicizar estes conhecimentos é fruto da reparação histórica resultado das lutas do movimento negro, trazendo luz aos autores que foram silenciados e apagados pelo racismo estrutural e científico, consequência de informações sem embasamento e fundamento teórico das alegações reverberadas neste período, mas agora se constituí através de vozes negras.

Equipe: Tatiane Salles (coordenadora), Rosangela Gomes, Vivian Samara, Bruna Vitória, Lívia Matos.

Clique aqui

Trabalho publicado sobre os projetos

2023

Projeto de extensão: Mapeamento e divulgação os homenageados pelo diploma Zumbi dos Palmares, concedido pela Câmara Municipal de Campinas

Resumo: A violência contra a população negra no Brasil vem aumentando e o racismo estrutural permeia em todas as relações de poder e diariamente mostra a sua cara. Casos como o de George Floyd no Estados Unidos, tem se repetido em nosso país de forma sistemática. Para lutar contra o racismo, a educação é uma ferramenta fundamental. Com ela podemos mostrar a importância que os negros e negras tiveram e tem para a construção de nosso país, e ao mesmo tempo, colaborar para o cumprimento da lei 10.639/2003 e coibir o apagamento histórico de personalidades negras da Cidade de Campinas. Para contribuir nesse processo, a Câmara Municipal de Campinas outorga anualmente o diploma Zumbi dos Palmares às pessoas que mais se destacaram na defesa, na integração social dos membros da comunidade negra de Campinas, bem como na difusão da cultura afro-brasileira. Esse projeto tem como objetivo fazer uma pesquisa e um mapeamento das pessoas que foram homenageadas com o diploma, bem como publicizar as informações em um site de acesso público, onde possamos acessar esses dados e as biografias dessas pessoas.

Visite a página: diplomazumbi.web.app/sobre


Equipe: Tatiane Salles (coordenadora), Rosangela Gomes, André Bordignon, Lais Eriane e Walquíria Barbosa

Clique aqui

Relato

2022

Projeto de extensão: Vozes da ancestralidade

Resumo: O presente projeto tem o objetivo de contar a história a partir das experiências de pessoas de vivências culturais e pessoais que contam um pouco da história da população negra de Campinas. A ideia é trazer essas histórias para comunidade interna e externa abrangendo as escolas do entorno da instituição, para isso, pretende-se elaborar um ciclo de palestras com pesquisadores das histórias, assim como pessoas que irão compartilhar as suas experiências pessoais que compõem a história da cidade apresentando uma nova perspectiva da cidade. De modo, com que estes saibam da importância dessas histórias para a cultura afro-brasileira e indígiena da região. Com isso, pretende-se produzir materiais em formatos digitais que contam um pouco dessas histórias de forma que possam perpassar o tempo inibindo o esquecimento. Além disso, este projeto visa contemplar as leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que dizem respeito ao ensino da história afro-brasileira e indígena na educação básica e resgatar a história da população negra de Campinas.

Equipe: Tatiane Salles (coordenadora); Rosangela Gomes, Rosana Gomes, Lais Eriane, Lay Gomes.

Clique aqui

Trabalho publicado

 

AÇÕES CULTURAIS

Ano

Projeto

2024

Missão Internacional NEABI-IFSP e Moçambique - Ação

Semana da Consciência Negra

Semana da Ciência e Tecnologia - Campinas Negras Histórias que nunca nos contaram

Aniversário do Patrono e Pegue Leve e Leia e compartilhe o conhecimento

Dia internacional da mulher Negra Latino e Caribenha

Eu sou bibliotecária e claro que me perguntam…

Práticas antirracistas do começo ao fim do ano

Homenagem ao dia de aniversário de Carolina Maria de Jesus

Dia internacional da mulher

2023

Dia internacional de combate a discriminação racial

Nomeação e reinauguração da Biblioteca “Pedro Augusto Pinheiro Fantinatti”

Campanha: Pegue, Leve e Leia

Dia dos povos indígenas

Quiz sobre o continente Africano

A verdade que ninguém contou sobre a abolição inacabada

Aniversário do Patrono da Biblioteca

Produção da arte permanente da intelectual “Lélia Gonzalez”

Dia Nacional do livro

2022

Dia internacional da Mulher

Oficina de mancala

Poesia marginal abrindo caminhos

2019

3º Semana do livro e da biblioteca

2018

2º Semana do Dia do Livro

1º Semana do Dia da Biblioteca

2017

2º Semana do Dia do Livro e da Biblioteca

1º Semana da Consciência Negra

2016 1º Semana do Dia do Livro e da Biblioteca - 2016

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página