Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

ENCCEJA - Orientações para emissão do certificado

Publicado: Sexta, 22 de Dezembro de 2023, 16h43 | Última atualização em Sexta, 22 de Dezembro de 2023, 16h43

Por favor, leia atentamente TODAS as orientações abaixo antes de registrar a sua solicitação.


O Candidato que participou da prova do ENCCEJA e quer emitir o certificado parcial ou de conclusão deverá estar ciente dos seguintes pontos:

  1. Para que o certificado seja emitido o candidato deve ter certeza de que indicou o IFSP Campinas como unidade certificadora e que atingiu a pontuação mínima exigida. Todas estas informações estão no boletim de notas, que deve ser acessado através do site http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial

  2. Caso o candidato NÃO tenha indicado o IFSP Campinas como unidade certificadora, deverá procurar a instituição que está indicada no seu boletim de notas. Por exemplo, se for o caso, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

  3. Não há necessidade de ir pessoalmente até o IFSP Campinas. A emissão é feita através da internet e o próprio candidato pode realizar a impressão do documento conforme será orientado a seguir.

  4. Caso o candidato tenha dificuldades de acesso e/ou manejo na internet, sugerimos que vá até o IFSP Campinas para que possa ser devidamente orientado.

  5. Após a emissão do certificado, é RECOMENDADO a impressão colorida, frente e verso (apenas em uma folha), utilizando papel vergê, 120 de gramatura.

  6. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP é uma autarquia federal que possui autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar. Logo, o IFSP não registra os seus alunos(as) concluintes ou candidatos(as) certificados pelo ENEM ou ENCCEJA no sistema Gestão Dinâmica da Administração Escolar (GDAE), e não publica no Diário Oficial da União (D.O.U.) O Sistema GDAE é controlado e alimentado pela Secretaria do Estado da Educação de São Paulo, e não possui interligação com o IFSP.

  7. Para solicitar a emissão do certificado o candidato deve acessar o link: https://suap.ifsp.edu.br/encceja_ifsp/solicitar_certificado_inep/

  8. Preencher os dados solicitados pela página e, por fim, clicar no botão “Salvar”.

  9. Em instantes, será encaminhado ao e-mail informado no cadastro a confirmação da solicitação; Em até 48 horas, será enviado outro e-mail com o link que dará acesso ao Certificado ou Declaração Parcial;

  10. Na página do SUAP, o status “Aguardando impressão” indica que o Certificado ou Declaração Parcial está pronto; Clique no ícone da lupa, do lado esquerdo, e depois no botão verde, no canto superior direito "Imprimir certificado".

  11. Será emitido o Certificado ou Declaração Parcial em PDF e ele poderá ser arquivado, enviado e impresso.

  12. Caso o candidato não receba o link no email, o andamento da solicitação poderá ser consultado através do link https://suap.ifsp.edu.br/encceja_ifsp/consultar_situacao_solicitacao/

  13. O certificado emitido pelo SUAP possui autenticação eletrônica e sua veracidade pode ser consultada por qualquer pessoa. As orientações para realizar a consulta estão no rodapé do certificado parcial ou no verso (segunda página) do certificado completo.


Confira o Edital nº 677/2023 e solicite o documento conforme demonstrado no Tutorial do Vídeo abaixo.

Mais informações podem ser consultados no link https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/1014-encceja-novos-procedimentos-solicitar-a-emissao-do-certificado

registrado em:
Fim do conteúdo da página