Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Inscrições abertas
Início do conteúdo da página

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Inscrições abertas

Publicado: Terça, 08 de Junho de 2021, 08h13 | Última atualização em Terça, 08 de Junho de 2021, 17h31
O campus Campinas do Instituto Federal de São Paulo está com inscrições abertas para o curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
 
Serão oferecidas 40 vagas.
A duração do curso é de, no mínimo, 6 semestres (3 anos).
O curso é ofertado no período vespertino (tarde), das 14h40 às 18h10.
O início das aulas está previsto para ocorrer no dia 12/08/2021.
 
 

 
Informações importantes
 
 
A seleção se dará exclusivamente por meio das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edições 2016, 2017, 2018, 2019 ou 2020. 
Os candidatos não podem ter sido eliminados em alguma das provas ou ter obtido nota zero na redação. 
 
O curso é gratuito, não há taxa de inscrição ou de matrícula. A inscrição envolve três etapas obrigatórias: leitura do edital, criação do cadastro no portal do candidato e preenchimento eletrônico do formulário de inscrição e do questionário socioeconômico. Cada candidato pode realizar uma única inscrição
Para se cadastrar no portal do candidato é obrigatório possuir uma conta pessoal de e-mail ativa, necessária para a ativação do cadastro e para o resgate da senha de acesso.
 
Não há limite de idade para estudar no IFSP.
 

 
Sobre o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
 

O tecnólogo em ADS analisa, projeta, documenta, especifica, testa, implementa e mantém sistemas computacionais de informação, trabalhando com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologias apropriadas em diferentes áreas de atuação.

 

Mercado de trabalho

 

A Região Metropolitana de Campinas (RMC) abriga mais de 10 mil empresas de médio e grande porte, com alta demanda por mão de obra especializada. Assim, o campo de trabalho desse tecnólogo é vasto.

 

Os alunos do curso cumprem disciplinas que envolvem linguagens de programação, sistemas baseados em Internet, redes de computadores, banco de dados, dentre outros tópicos, podendo assim, ao final do curso, ingressar no mercado de trabalho ou na vida acadêmica.

 

Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais são fundamentais à atuação desse profissional.

 

 
 
Realizando a inscrição
 
 
Para realizar a inscrição, primeiramente, é imprescindível que o candidato leia todas as informações do Edital n.º 228/2021.
Neste edital estão todas as orientações para realizar a inscrição no site do processo seletivo.
Em caso de dúvidas enviar e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Maiores informações sobre este processo seletivo e também sobre os cursos oferecidos nos demais campi do IFSP, estão disponíveis neste link.
 
 

 
 
Vagas remanescentes
 
Para informações sobre eventuais vagas remanescentes, entre em contato, por e-mail, diretamente com o campus Campinas, após 21 de julho, através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 
 Cronograma do processo seletivo
 
Publicação do edital: 7 de junho
Inscrição: 8 a 22 de junho
Relação preliminar das inscrições: 28 de junho
Recurso contra a relação preliminar das inscrições: 29 e 30 de junho
Análise dos recursos: 1º e 2 de julho
Classificação e convocação para matrícula: 6 de julho
Matrículas em 1ª chamada: 12 a 16 de julho
Possíveis vagas remanescentes (consultar o campus): após 21 de julho
registrado em:
Fim do conteúdo da página